Ano 27                                                                                                                              Editado por Jomar Morais
vitrine pj
tv sapiens


Clipping & Ideias
Para receber envie "Sim" e seu nome via Whatsapp:
(84) 99983-4178
LIVREIRO SAPIENS
Acesse nosso acervo
PLANETA*Zap
 
LEITOR SOLIDÁRIO
Planeta Jota é um site independente com olhar diferenciado sobre temas essenciais. Doe qualquer valor e ajude este projeto iniciado há 26 anos.
Informe-nos sobre sua doação
e ganhe um livro digital do Sapiens
Ao vivo na TV Sapiens
Titular da conta: Jomar Morais
O Caminho de Francisco
A Úmbria de Francisco de Assis. Clique e leia
www.dialogofraterno.com
https://youtube.com/sapiensnatal
Acesse a programação. Inscreva-se no canal
Planeta Jota é um website sem fins lucrativos editado pelo jornalista Jomar Morais, desde maio de 1995, com a ajuda de voluntários. Saiba mais.

Não publicamos texto editorial pago. Se você deseja ajudar na manutenção deste trabalho, poderá fazê-lo mediante uma doação de qualquer valor via PIX 84-999834178, via Pagseguro ou adquirindo os livros divulgados aqui pelo Livreiro Sapiens. Assim você contribuirá para a difusão de ideias que despertam consciências e mudam o mundo e estimulará os autores que compartilhamos.

 
Fale com a gente
QUEM SOMOS
Único livro brasileiro
com uma abordagem
interdisciplinar do tema, abrangendo ciência, filosofias e religiões.
Compre na Amazon
e receba o livro agora
Clique aqui para acessar
todos os vídeos do canal
Pix: 84999834178
Destaque recente
As mutações do sexo. Para onde vamos?
A arte da simplicidade
O vídeo mais visto
     ou
Blogueiros & Escritores
Aldenir Dantas
Glácia Marillac
Guto de Castro
Wescley Gama
Jorge Braúna
Textos místicos
Clube da Esquina
O que é a mente e o que é meditação. Como libertar-se dos grilhões e alcançar a mente meditativa. Nove estágios da prática eficaz.
Jomar Morais
LEITURA IMPERDÍVEL !
Você vai rir. Você vai chorar. Você vai refletir.
Contos de
Aldenir Dantas
Histórias divertidas. Personagens surpreendentes.
Só aqui desconto de 30% !
35 reais + frete (12 reais)


PIX 84-999834178 (celular)
[Envie recibo e endereço via WhatsApp]

Ou compre no cartão em até 18 vezes pelo
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
Site antigo, substituido em 12/março/2023. Clique em "INÍCIO" e acesse o novo site.

OUTRO OLHAR
por Jomar Morais
QUE VENHAM OS CUBANOS
A medicina é certamente o caso mais exemplar dessa degradação profissional, agravada por um detalhe: sua conexão a interesses econômicos colossais
A crise moral que consolidou, entre nós, a religião do dinheiro e a servidão do trabalho mercenário deletou do exercício profissional o senso de missão que no passado elevou algumas profissões ao nível de sacerdócio. À vala comum da competição predatória foi atirada a dignidade do ofício e do salário.

Os códigos de ética caducaram e hoje não significam mais que um componente ritualístico em solenidades de formaturas que dizem pouco sobre a capacidade técnica dos formados e menos ainda sobre o seu espírito de serviço.

Respeitadas as exceções, a medicina é certamente o caso mais exemplar dessa degradação, agravada por um detalhe singular: o fato de ela estar interligada a interesses econômicos colossais. Um destes, a indústria farmacêutica, a mais poderosa e lucrativa do mundo depois da indústria de armas, praticamente guia e recicla médicos e parte das escolas de medicina. E, sem pudor, desvirtua o exercício da profissão com a distribuição de jabás e favores que estão por trás de muitos diagnósticos e receituários de uma prática focada na doença e não na sua prevenção. Outro é o chamado plano de saúde, cuja massificação do atendimento faz do trabalho do médico mero esforço mecânico em uma linha de produção.

É óbvio que o funcionamento dessa engrenagem imoral e a ganância de profissionais aéticos pedem uma concentração de clientela e de negócios só possível nos centros urbanos superpovoados. Ao interior, as moscas ou as anomalias constatáveis de norte a sul.

Ou seria normal uma prefeitura pagar até 16 mil reais de salário e conceder até quatro meses de férias a um médico recém-formado em troca de um expediente de 40 horas semanais que muitos não cumprem, ou porque dedicam metade do tempo a clínicas particulares que se apressam a instalar nos municípios que os acolheram ou porque passam metade da semana nas capitais, faturando em seus consultórios?

Considerar essa realidade da medicina brasileira nos leva a entender o porquê da gritaria corporativista contra a anunciada importação de médicos cubanos para amenizar a escassez de profissionais nos grotões do Brasil.

Os cubanos alcançaram a excelência na área da saúde apostando em medicina preventiva e atendimento familiar. Isto é eficaz: o povo cubano é saudável. Seu modelo de medicina é elogiado pela Organização Mundial de Saúde e atrai estagiários da Europa e mesmo dos Estados Unidos. Mas...

O modelo cubano é barato. Dispensa tantas drogas e o uso abusivo de tecnologias. Seus médicos, bem assistidos pelo governo, tem casa e transporte, mas não tem ganhos financeiros estratosféricos. A medicina cubana ainda tem um traço missionário.

Trazer essa gente para aqui, pelo menos do ponto de vista das corporações, é um péssimo precedente.
[Publicado na edição de 14/05/13 do Novo Jornal]
Herverton Freitas, 14/05/13 - Jomar Morais põe o dedo na ferida no artigo de hoje no NovoJornal. Essa a diferença entre jornal e rede social.

Jomar Morais, 15/05/13 - Ferida crônica, meu caro Herverton. Abraço!

Marcos Antônio Bezerra, 15/05/13 -  Li no Planeta Jota e concordo com tudo que você escreveu, Jomar. (via Facebook)

Jomar Morais, 16/05/13 - Obrigado pela leitura e por seu qualificado endosso, caro Marcos Antônio.

Denilson Maia, 15/05/13 - Jomar, adorei o artigo. Alguns ex-alunos meus (hoje, estudantes de medicina) fizeram críticas a uma matéria que postei falando sobre esse medo dos médicos cubanos no Brasil. Como estudantes de medicina, já seguem o que dizem as corporações... (Via Facebook)

Jomar Morais, 16/05/13 - Caro Denilson, grato pela leitura e pela msg. A verdade é que o espírito de serviço deveria sempre ficar um degrau acima do espírito corporativo, mas o nosso egoísmo quase sempre não permite.

Thales Gleyson, 15/05/13 - Meu amigo e irmão querido, seu artigo é de uma sinceridade e lucidez riquíssimas!(via Facebook)

Jomar Morais, 16/05/13 - Caríssimo Thales, muito grato pela leitura do texto, seu compartilhamento e pelo incentivo generoso.

Herbênia Ferreira, 15/05/13 - Vou compartilhar. Artigo brilhante, lúcido e muito oportuno nesse momento! Valeu Jomar Morais!

Jomar Morais, 16/05/13 - Obrigado pela leitura e pela força, prezada Herbênia.
Matéria relacionada >>> Cuba, a sedutora do Caribe

Coluna  anterior >>> Mate o Buda!
Clique e deixe seu comentário no
Fórum dos Leitores do Planeta Jota