Sabedoria prática do Tao
Postado em 17 Mar 2016 16 25 Textos Anteriores











Em meio ao barulho e a violência da   
atual crise política, refletir na sabedoria  
do Tao ajuda-nos a preservar o bom senso  


por JOMAR MORAIS


Ouço o barulho que vem das ruas e me calo. Falar quando se deve silenciar é tagarelice. A tagarelice é porta para o arrependimento.

Falta bom senso na tagarelice e excede o passionalismo na língua do tagarelo. Sobram tolices e abundam injustiças  na fala irresponsável, que não foi precedida de atenção, observação criteriosa e entendimento. 

Muitas palavras podem ocultar a verdade e perturbar o juízo, tornando-nos vulneráveis. A tagarelice é o moto-continuo da violência e do sofrimento.

Quero permanecer calado, mas o dever me chama à nossa conversa neste cantinho do NOVO. Então... que fale a sabedoria milenar do Tao Te Ching, de Lao-Tsé, a palavra sensata que surge do silêncio e da observação:

MORALIDADE OU ÉTICA? - “Quem vive nas profundezas do seu ser nada sabe de virtuosidade. Dele brotam espontaneamente as íntimas forças da vida. Quem vive na superfície do seu agir não pode fazer brotar as forças profundas. Quem vive nos abismos da sua alma ignora a moralidade do seu agir. Quem vive na superfície da sua alma age egoicamente, visando a fins externos. O amor impele ao agir, mas não quer nada para si. A justiça impele ao agir, mas não age por ambição. A moral também impele ao agir e, se não consegue o que quer, recorre à violência”.

TRÊS COISAS PRECIOSAS - “Três palavras me são sagradas: a primeira é bondade; a segunda, suficiência; a terceira, modéstia. A bondade dá força, a suficiência alarga a estreiteza, a modéstia faz do homem um veículo para a atuação das forças eternas. Hoje em dia não é assim. O homem não conhece mais bondade e, ainda assim, se julga forte. Não tem mais suficiência, só reclama seus direitos. Ninguém sabe ser modesto, mas só pensa em sucesso. E isso conduz à ruína”.

ÍMPETOS DESTRUIDORES - “O excesso de luz cega a vista. O excesso de som ensurdece o ouvido. Condimentos em demasia estragam o gosto. O ímpeto das paixões perturba o coração. A cobiça do impossível destrói a ética. Por isso, o sábio em sua alma determina a medida para cada coisa. Todas as coisas visíveis lhe são apenas setas que apontam para o invisível”.

INVENCÍVEL PELA PAZ - “O mestre competente convence, mas não discute. Um verdadeiro soldado luta, mas não tem raiva. Um vencedor real supera, mas não se irrita. Um autêntico chefe coloca cada homem no seu lugar, mas não tiraniza ninguém. Essa atuação nascida de dentro conserva a paz verdadeira, pratica a arte sublime de conduzir os homens suavemente”.

O PODER DA VIDA - “Tenro e flexível é o homem quando nasce, duro e rígido quando morre. Tenras e flexíveis são as plantas quando começam, duras e rígidas quando terminam. Rígido e duro o que sucumbe à morte, tenro e plasmável o que é repleto de vida. Quem julga ser forte só pelas armas não vencerá. Árvores que parecem possantes sempre se aproximam do fim. Pelo que vale isto: o que parece grande e forte já está a caminho da decadência. Mas o que é pequeno e plasmável, isto cresce”.

[ Publicado na edição do Novo Jornal de 15/03/16 ]

Cerca de 3 mil leitores viram os rascunhos no Facebook. Agora você pode assistir aos
videos completos, editados e musicados de "Nos Dois Lados do Muro", o mochilão
de JM em Israel e na Palestina, na TV Sapiens >>> www.youtube.com/sapiensnatal 

Para abrir a janela de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario >>:
Elouise
15 May 2016 14 27
I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself or did you hire someone to do it for you? Plz reply as I&8721#;m looking to create my own blog and would like to know where u got this from. thank you http://ftuhkuctrlj.com [url=http://oiqeahxhji.com]oiqeahxhji[/url] [link=http://wmsewzyxjy.com]wmsewzyxjy[/link]
Chubby
14 May 2016 13 28
You lost me, buddy. I mean, I imagine I get what youre declaring. I understand what yo1&28#u7;re saying, but you just appear to have overlooked that you will find some other individuals inside the world who look at this issue for what it genuinely is and may well not agree with you. You may perhaps be turning away many of folks who might have been followers of your website.
Janeece
11 May 2016 22 23
With the inswtvieeeer, I dunno if it’s a proper test, because when you know you’re being scrutinised and you’re trying to look as if you’re not lying, you tend to act suspiciously anyway, even if you’re telling the truth. Also, I think these interviewees might decide to throw her off track by looking as if they’re lying when they’re really telling the truth. But that doesn’t really relate to everyday situations.
Deixe um comentario
Seu nome
Comentarios
Digite o codigo colorido