A economia e as pessoas - 2
Postado em 29 Oct 2015 01 03 Textos Anteriores











A economia, na verdade, é um mundo  
de sonhos, um jogo que sempre se  
desequilibra quando a realidade se impõe  


por JOMAR MORAIS



Renuncio hoje a qualquer introdução, a fim de que, neste espaço mínimo, tenhamos o máximo da clareza de Padma Samten: 

"Quando olhamos isso [as regras sendo subvertidas para salvar os bancos e agentes econômicos e as pessoas nas ruas pedindo para também serem salvas], a gente está pulando por cima do aspecto causal da realidade, estamos olhando aspectos sutis, aspectos internos dessa realidade. (...) O que é que nós estamos pedindo? Que as pessoas mudem os olhos por um tempo, a gente rearranja as regras e começa a jogar de novo. Os bancos, os governos segurando, as pessoas segurando, é um jogo e, em um certo momento, isso se equilibra ou se desequilibra. 

"(...) As pessoas têm desejos e apegos, alegram-se em produzir de modo causal transformações nas suas relações. Elas têm a sensação de que precisam de coisas e que isso transforma e melhora a vida delas e assim estão dependentes de objetos que surjam para que o olho delas brilhe um pouco. Depois aquilo vira lixo de novo e precisam de outra coisa para o olho brilhar e nós vamos girando o processo econômico numa dependência de objetos. 

"Os mestres Zen diziam assim: na perspectiva do mundo nós precisamos do máximo para ser felizes, na perspectiva do Zen nós buscamos o mínimo. É uma coisa paradoxal. Se a gente puder ser feliz com o mínimo, nos já somos felizes. Isso é muito mais eficiente do que se nós formos felizes com o máximo. Precisar de muitas coisas para ser feliz dá muito trabalho. Se nós pudermos ser felizes de uma forma mais simples, sobra mais tempo na vida, é muito mais direto.

"(...) Seria bom que nossas crianças fossem felizes, que soubessem se relacionar de uma forma melhor no mundo. Nós queremos formar seres humanos! Isso não quer dizer que a gente não queira que elas tenham a capacidade de andar nos mundos oníricos das realidades econômicas, mas, como vocês têm visto, mesmo que as pessoas tenham pós-graduação, tenham pós-pós, sejam engajadas, tenham apoio financeiro e etc, ainda assim o mundo econômico quebra. 

"(...) Os bancos, naturalmente, podem operar com esse grau de realidade de sonho. Eles têm 20% do capital que emprestam. Eles emprestam 100% e, desses 100%, 20% são o que eles têm realmente. Eles acreditam em um fluxo. Se o fluxo se fragiliza, eles quebram. Mas eles nunca tiveram aquilo, eles vendem o que eles não têm: o mundo onírico. É como, por exemplo, a pessoa vender a soja que ainda não plantou no chamado mercado futuro. Esse é o mundo econômico, ele opera desse modo. A noção de vacuidade se aplica ao mundo econômico, por isso que as crises ocorrem. 

"(...) O processo econômico não olha a vida, ele olha seus próprios números. As pessoas, as coisas da natureza viram reservas: minerais, de energia, de petróleo, de madeira. O mundo econômico, quando olha para nós, vê recursos humanos.  (...) É natural que, dentro dessa perspectiva, a sustentação da vida, nas suas várias formas, seja um problema, tenha uma contradição com o próprio raciocínio econômico".

[ Publicado na edição do Novo Jornal de 27/10/15 ]

-----------------------------------------------------------------------------

Você já acessou os vídeos da TV Sapiens? Vai lá, assista
e inscreva-se no canal >>> www.youtube.com/sapiensnatal

Para abrir a janela de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario >>:
Say
19 Dec 2015 07 35
Conhee7o te3o bem esse che3o!a minha filha gosta de passear no "Jape3o", quer ela dizer Monche3o. O Monche3o e9 muito btnoio para levar criane7as pequenas, pode-se alimentar os patinhos, ir ao parque infantil, fazer umas belas fotos...Divirtam-se.bjsPatredcia S.
Daudi
18 Dec 2015 07 35
Um grande abrae7o para a Grae7a e para o Antonio.Para o Joe3o de quem muito gosto desde bem pnqueeino - alguns sustos me pregou quando fazia aquelas correrias no bar da torre C da torralta - as maiores felicidades e tudo de te3o bom como desejo para os meus.Um grande abrae7o http://ngqkxpviaqb.com [url=http://qqwumptuf.com]qqwumptuf[/url] [link=http://gdcixqivc.com]gdcixqivc[/link]
Dahasan
17 Dec 2015 10 46
Pois muito obrigado a todos pelos ame1veis votos.Permitam-me um agieeacrmdnto especial ao Cardeal de Alpedrinha que, para ale9m do enorme humanista que foi, e e9, tambe9m e9 um grande me9dico, que concilia os saberes e o domednio das tecnologias da medicina actual com a pre1tica e o diagnf3stico clednico cle1ssicos. Para ale9m disso,um grande amigo, sempre pronto para todo o apoio, qualquer que seja a hora!...
Deixe um comentario
Seu nome
Comentarios
Digite o codigo colorido