Levanta-te e anda!
Postado em 13 Aug 2015 19 02 Textos Anteriores










Não há cura real nem iluminação quando,  
aprisionados a gurus e rituais, não entendemos  
a exortação de Jesus: "levanta-te e anda!"  



por JOMAR MORAIS


Meu avô, certamente, diria: “É muito cacique pra pouco índio!”. Sua ironia se encaixaria como luva na fúria milagreira que varre nosso mundo dominado pelo medo.
A emergência de gurus, terapeutas, especialistas, coachers, salvadores da pátria de todo tipo avança na proporção em que diminui o número de pessoas dispostas a caminhar com os próprios pés, assumindo os riscos inerentes à descoberta e à fruição da vida.

É preocupante que, em um tempo que multiplicou o conhecimento e ampliou a comunicação, o resultado de tanto saber na vida das pessoas seja mais temor e mais dependência, impedindo-as de fazer escolhas por si mesmo até diante das situações mais triviais.

Quando olho para esse quadro com os olhos do meu avô, é impossível não ver a (desgraçada) esperteza dos caciques, sempre dispostos a dispensar favores em troca de 30 moedas, sejam elas as de metal (como acontece quase sempre) ou as de abstratos aplausos e reverências que massageiam egos inflados e demasiadamente inseguros. Quando o observo com as lentes dos sábios e dos santos, tenho diante de mim a prova de que a informação, o conhecimento mesmo, não é em si sabedoria, aquele discernimento pleno que só a vida, vivida com entrega e aceitação, pode proporcionar.

O cultivo de um mundo de carentes, eternamente necessitados de muletas e cuidados, serve ao interesse de quem espera tirar proveito dessa paisagem sombria, ainda que sob o rótulo despretensioso da caridade cristã. E isso me leva a imaginar como Jesus se comportaria se, voltando ao templo – hoje em versão multifacetada de igrejas, consultórios e espaços de espiritualidade –, deparasse com os quiosques dos milagreiros vendendo prodígios com cartão de crédito. Imagino que seus braços e pernas voltariam a agir, desmontando bancas e destruindo gaiolas.

Em Jesus, como em todos os mestres das tradições espirituais e da filosofia, é clara a intenção de romper algemas da ignorância e, então, estimular as pessoas a seguirem em frente com os próprios pés.

É simbólica a frase preferida do Cristo ao curar aleijados, cegos e leprosos. “Levanta-te e anda!”, dizia aos beneficiários de sua ação gratuita. Não havia nele o desejo de criar uma clientela dependente de seus cuidados. Ao contrário, seu convite para a jornada contém uma promessa de liberdade - “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” - condicionada à responsabilidade individual de por nas costas a própria cruz.

No balcão de trocas vis da espiritualidade fake há muita palavra e pouco senso, muito ritual e pouca vivência, muita massagem no ego e nenhuma disposição para caminhar, descer ao porão da alma e realizar a faxina dos apegos que nos aprisionam à cela dos coitadinhos.

Aos gurus e milagreiros falta autoridade para dizer, como Ghandi: “Minha vida é minha mensagem”. Aos eternos carentes de cuidados e carinhos, falta coragem de admitir que tudo que almejam é aliviar o medo comprando um naco de prazer.

[Publicado na edição do Novo Jornal de 11/08/15 ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Convido os meus amigos e leitores a conhecerem e colaborarem com
a rede "Corações Solidários", um jeito simples e eficaz de fazer o bem.
Acesse o site  www.dialogofraterno.com  Divulgue esta ideia! 

Para abrir a janela de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario >>:
Precious
11 May 2016 22 03
Yes!! Take Tom McCall's vision Nationwide … and then move on, to the "American Colonization Society" and "Operation Wetback", and let's complete the job that was started.Hey! These &quel;probtoms" can be solved
Deixe um comentario
Seu nome
Comentarios
Digite o codigo colorido