Ano 27                                                                                                                              Editado por Jomar Morais
vitrine pj
tv sapiens


Clipping & Ideias
Para receber envie "Sim" e seu nome via Whatsapp:
(84) 99983-4178
LIVREIRO SAPIENS
Acesse nosso acervo
PLANETA*Zap
 
LEITOR SOLIDÁRIO
Planeta Jota é um site independente com olhar diferenciado sobre temas essenciais. Doe qualquer valor e ajude este projeto iniciado há 26 anos.
Informe-nos sobre sua doação
e ganhe um livro digital do Sapiens
Ao vivo na TV Sapiens
Titular da conta: Jomar Morais
O Caminho de Francisco
A Úmbria de Francisco de Assis. Clique e leia
www.dialogofraterno.com
https://youtube.com/sapiensnatal
Acesse a programação. Inscreva-se no canal
Planeta Jota é um website sem fins lucrativos editado pelo jornalista Jomar Morais, desde maio de 1995, com a ajuda de voluntários. Saiba mais.

Não publicamos texto editorial pago. Se você deseja ajudar na manutenção deste trabalho, poderá fazê-lo mediante uma doação de qualquer valor via PIX 84-999834178, via Pagseguro ou adquirindo os livros divulgados aqui pelo Livreiro Sapiens. Assim você contribuirá para a difusão de ideias que despertam consciências e mudam o mundo e estimulará os autores que compartilhamos.

 
Fale com a gente
QUEM SOMOS
Único livro brasileiro
com uma abordagem
interdisciplinar do tema, abrangendo ciência, filosofias e religiões.
Compre na Amazon
e receba o livro agora
Clique aqui para acessar
todos os vídeos do canal
Pix: 84999834178
Destaque recente
As mutações do sexo. Para onde vamos?
A arte da simplicidade
O vídeo mais visto
     ou
Blogueiros & Escritores
Aldenir Dantas
Glácia Marillac
Guto de Castro
Wescley Gama
Jorge Braúna
Textos místicos
Clube da Esquina
O que é a mente e o que é meditação. Como libertar-se dos grilhões e alcançar a mente meditativa. Nove estágios da prática eficaz.
Jomar Morais
LEITURA IMPERDÍVEL !
Você vai rir. Você vai chorar. Você vai refletir.
Contos de
Aldenir Dantas
Histórias divertidas. Personagens surpreendentes.
Só aqui desconto de 30% !
35 reais + frete (12 reais)


PIX 84-999834178 (celular)
[Envie recibo e endereço via WhatsApp]

Ou compre no cartão em até 18 vezes pelo
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
Site antigo, substituido em 12/março/2023. Clique em "INÍCIO" e acesse o novo site.
Literatura

A ARTE DE PENSAR
O MUNDO COM POESIA


Memorial Poético da Loucura, novo livro de Assis
Câmara, será lançado dia 31 no Instituto Histórico
Foi o teólogo e humanista holandês Erasmo de Roterdã quem garantiu: "A verdadeira sabedoria é a loucura". Seu argumento, exposto e desenvolvido, sobretudo, na obra O Elogio da Loucura não é apenas uma crítica da estagnação que prospera à sombra da acomodação ao pensamento e à prática convencionais. É também reverência e exaltação à rebeldia do impulso e da paixão, de onde brotam a criatividade e mesmo a alegria que torna agradável a vida.

Quinhentos anos depois, a assertiva iconoclasta de Erasmo tornou-se o cimento que une palavras e ideias em um dos melhores livros publicados nesta década no Rio Grande do Norte: o criativo Memorial Poético da Loucura, de Francisco de Assis Câmara, que será lançado no dia 31 de agosto, a partir das 18h, em um evento lítero-musical no Instituto Histórico e Geográfico do RN.

Poeta, amante das letras e da filosofia, questionador da vida e transgressor de padrões formais, Assis Câmara gosta de desafiar a si mesmo e às expectativas de seus leitores. Seu Memorial da Loucura foi concebido como um grande museu, organizado em "pavilhões distribuídos através do tempo do conhecimento", onde o autor reverencia a memória de homens e mulheres que se tornaram ícones da criatividade em vidas que engrandecem a espécie humana, sempre a partir de gestos de ousadia. E ele o faz da forma mais rica e prazeroza à inteligência e ao sentimento: narrando e filosofando em versos precisos e belos.

BELEZA E ERUDIÇÃO

O refinamento que permeia toda a obra, vai além da excelência do poema. Começa com o esmero da capa, ornamentada de arabescos em alto-relêvo, estende-se às reproduções de telas que marcam a entrada de cada "pavilhão" e sedimenta-se na erudição do conteúdo, que traça um retrato da saga humana e do esforço do homem por desvendar o mistério e afirmar-se como cocriador.

Para quem se dispõe a adentrar o seu "museu", Assis Câmara, ex-procurador geral do Estado e ex-secretário de Estado da Administração, explica o que o motivou a construí-lo. "O fio condutor desta obra é a loucura que mobiliza transformações positivas e representa, em cada uma de suas manifestações, um salto evolutivo", ele diz. Inspirando-se em Erasmo, que admitia a existência de "pontos de convergência entre loucura e razão, quando essa se apresenta nas formas da genialidade, da criatividade artística e da inspiração poética", o autor se deixa iluminar pela loucura de dizer não à patologia psíquica e social da "normose" e concordar que a própria alegria da vida só emerge quando não renunciamos ao arrojo de "transpor limites, sonhar novos paradigmas e romper a barreira do impossível".

O Memorial Poético da Loucura é denso e, ao mesmo, tempo leve e suave. A leitura das 300 páginas e 13 "pavilhões" que rememoram a contribuição dos "loucos" que  mudaram, entre outros, a história, a filosofia, o direito, a ciência, a música e a geopolítica é, antes de tudo, saborosa e gratifica o leitor com o experimento de pensar a vida e o mundo com beleza, ritmo e harmonia.
O LANÇAMENTO

No evento de lançamento, dia 31, no Instituto Histórico, haverá uma apresentação do músico e compositor Carlinhos Zens durante o coquetel de boas vindas aos amigos e leitores de Francisco de Assis Câmara.


O AUTOR


Francisco de Assis Câmara é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRN. Cursou o IRFED (Institut International de Recherche et de Formation en vue du Déveleoppment Harmonisé), em Paris. É integrante da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Foi procurador do Estado e secretário de Estado da Administração.

É autor de outros três livros: Asas e Vôos (poemas e contos), Destino de Pássaros (poemas) e O Silêncio de Deus: da sensação de abandono ao consolo da esperança.

Memorial Poético da Loucura
300 págs | Editora: 8
Preço do exemplar: 50 reais.

Francisco de Assis Câmara