A paz, o "eu" e o futuro
Postado em 21 Jan 2015 19 44 Textos Anteriores











Sem a mudança de nossa visão 
de mundo, a paz sempre 
será sabotada
por nossos sentimentos hostis


por JOMAR MORAIS


Há muito discurso sobre a paz e pela paz – e não podemos dizer que isso não funciona. Apesar da beligerância entre estados, do terrorismo e das múltiplas formas de violência cotidiana entre pessoas (inclusive a perversidade da concentração da riqueza do mundo nas mãos de 1% da humanidade), jamais experimentamos no planeta tanta segurança e liberdade para usufrir direitos, defender ideias, realizar sonhos e beneficiar-se da mobilidade social. Em parte, isso se deve às palavras que expõem a iniquidade e pressionam por mudança.

Mas são também os fatos que confirmam a insuficiência da loquacidade pela paz - e mesmo o seu uso funcional pelos arautos da guerra – para nos levar a um mundo integralmente pacífico e justo no dia a dia. 

A paz real não emerge de palavras, mas da vivência. Não se estabelece por decreto, mas resulta de uma harmonia interior de indivíduos e coletividades, fruto de um jeito de olhar a vida e de lidar com os seus eventos.

É nesse nível basilar, penso, que residem dois obstáculos conceituais que o tempo inteiro sabotam discursos e até sinceras intenções de paz. 

O primeiro deles atende pelo nome de “eu”, nossa referência de individualidade que, encarada da perspectiva convencional, ergue entre nós e o mundo uma barreira  que nos impede de ver, sentir e elaborar filosofica e espiritualmente a unidade do universo. 

Permanecer sob essa ilusão de ótica é abrir caminho ao domínio das pulsões egoísticas e sua “ética” do interesse pessoal, capaz de subverter os ideais mais nobres.

Não há chance para a paz se não estamos dispostos a reconhecer o valor do outro e a fazer concessões. E é difícil não cair nessa situação, ainda que mascarada de sofismas, se somos incapazes de perceber que  no idioma do universo não existem nem “eu” e nem “tu”. Apesar da diversidade das formas, somos um.

O segundo obstáculo tem a ver com uma percepção do tempo físico e psicológico que remonta à excitação da mente e dos pensamentos, sempre dispostos a nos desviar da dádiva concreta do presente para as projeções mentais do futuro, agravada por  nossa concepção de “eu” e sua consequente exacerbação do interesse pessoal.

É impossível estabelecer a paz, a partir de atitudes e ações, quando uma lógica de recompensas futuras nos conduz a uma rotina de competição e transfere o foco de nossas vidas do hoje para o amanhã. 

O futuro é essencialmente ansiedade e medo – mesmo quando a meta é o paraíso após a morte –, mas apressamo-nos em justificar a renúncia à paz de uma vida colaborativa, aqui e agora, com a glória tardia de  um “eu” vitorioso em uma superioridade feita de acumulação de coisas, poder ou virtudes. A esperança, pelo menos do jeito como lidamos com esse conceito, anda abraçada a algum nível de agressividade.

O discurso pela paz faz sentido. Mas a paz real só se consolidará em nós e no mundo quando uma nova visão de nós próprios e da vida nos libertar de conceitos feitos sob medida para sustentar o egoísmo e seu séquito de hostilidades.

[ Publicado na edição do Novo Jornal de 20/01/15 ]


Para abrir a janela de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario >>:
Muhamed
19 Dec 2015 17 58
Ninne te quiero mucho linda, me ecannto la munieca que te mando tu amiga por correo el colgante esta iguaito a la que tu me pintaste hace af1os, no sera que la saco de tu dibujito que pusiste en tu blog de cuando eras chica???Los pios ni te digo estan maravillosos, me recordaron de cuando tu eras chiquitas y mirabas al canario, mete esa foto en tu blog. bye love u mom http://xbwdjuvnkrk.com [url=http://juumpoa.com]juumpoa[/url] [link=http://yeupuxcvnn.com]yeupuxcvnn[/link]
Luis
19 Dec 2015 07 35
Ninne te quiero mucho linda, me enatnco la munieca que te mando tu amiga por correo el colgante esta iguaito a la que tu me pintaste hace af1os, no sera que la saco de tu dibujito que pusiste en tu blog de cuando eras chica???Los pios ni te digo estan maravillosos, me recordaron de cuando tu eras chiquitas y mirabas al canario, mete esa foto en tu blog. bye love u mom
Lais
18 Dec 2015 00 21
Hi Patricia, good to know that you are connected. Thank you for your reply. We are tyrnig to combine awareness of the Global UN Conference on Sustainable Development in Rio with a network of prayer that is vitally necessary to sustain the effort to create a future that is sustainable, equitable and free of human trafficking. I am very aware of the peace and security issues in Sudan. We cannot think of a sustainable future without peace and security. United in prayer with you and our communities and ministries in Sudan as you all work for a sustainable future on the ground for our brothers and sisters in Sudan. Blessings today and everyday!
Jabrik
17 Dec 2015 10 53
Ninne te quiero mucho linda, me encatno la munieca que te mando tu amiga por correo el colgante esta iguaito a la que tu me pintaste hace af1os, no sera que la saco de tu dibujito que pusiste en tu blog de cuando eras chica???Los pios ni te digo estan maravillosos, me recordaron de cuando tu eras chiquitas y mirabas al canario, mete esa foto en tu blog. bye love u mom
Deixe um comentario
Seu nome
Comentarios
Digite o codigo colorido