Uma gota de lucidez
Postado em 24 Mar 2016 05 08 Textos Anteriores










A paixão é o estado da arte em distração.  
E mentes distraídas são manipuláveis.  
O antídoto para a paixão é a atenção.  


por JOMAR MORAIS


As paixões estão cada vez mais ardentes. E, como qualquer um de nós pode constatar na própria história afetiva, quando a paixão se eleva a clareza e o bom senso diminuem. A paixão cega, diz a sabedoria popular. É um manto escuro que nos rouba a transparência dos fatos.

Paixões nos impelem a agir – e, com isso, alteramos o mundo – mas, não raro, estende atrás de si uma esteira de equívocos, dores e arrependimentos. Também por isso o sábio prefere a serenidade e a lucidez que, muitas vezes, nos remetem ao não-agir, esse outro jeito de mudar o mundo, contendo ímpetos destruidores.

Paixões incendeiam e levam a conflitos e guerras, que por sua vez nos conduzem a perdas e sofrimentos. Estes, se não nos matam, nos fortalecem e impulsionam a novas conquistas.

A condição humana é plena de paixões. E há de existir, no concerto da criação, uma forte razão para isso. Ainda assim, o sábio prefere a serenidade e a lucidez, pois a sabedoria e a civilidade nos mostram que é possível administrar com menos dor os fluxos e refluxos da vida.

Um antídoto da paixão é a atenção. Mentes distraídas perdem a capacidade de ver e de identificar relacionamentos naquilo que veem, a começar pelo cenário de nossas emoções. A paixão, embora obcecada, é o estado da arte em distração. Sob seu império nada mais enxergamos, senão aquilo que a paixão nos mostra. Mentes distraídas (e apaixonadas) são vulneráveis a todo tipo de aflição e manipulação.

A paixão subjuga indivíduos e multidões. E a paixão coletiva é, sobretudo, insana e perigosa. Volúvel, presta-se a ser arma de destruição, mas tem pouca valia na construção.

Multidões enfurecidas formatam imagens para em seguida detestá-las, tão logo frustrem seus desejos imediatistas. Destroem ídolos – às vezes literalmente, assassinando-os -, para em seguida venerá-los em altares de um idealismo egóico. 

A história do mundo está repleta de exemplos, e a do Brasil republicano não é diferente. Em episódios assim sempre abundaram as emoções e desapareceu a atenção, um dado que, para mim, é suficiente para justificar a prática da atenção plena, principalmente em momentos de crise.

Nos últimos anos, muitas escolas americanas, preocupadas com o aumento da hiperatividade e  da violência entre seus alunos incluíram exercícios de meditação (um modo de treinar a atenção plena) no currículo. Os resultados compensadores atraíram a atenção da mídia que, recentemente, nos deu uma pérola de sabedoria popular a esse respeito. Perguntado pelo repórter sobre o que era atenção plena, um garoto praticante simplesmente respondeu: “É não socar a boca do outro”.

Mais atenção e menos paixão nos levam a lidar melhor com nossas emoções negativas, sobretudo a raiva, e nos permitem discernir e agir de um degrau mais alto. Então, podemos avaliar o mundo e os homens em sua complexidade, muito além da simplificação maniqueísta que vê apenas anjos e demônios.

[ Publicado na edição do Novo Jornal de 22/03/16 ]

Cerca de 3 mil leitores viram os rascunhos no Facebook. Agora você pode assistir aos
videos completos, editados e musicados de "Nos Dois Lados do Muro", o mochilão
de JM em Israel e na Palestina, na TV Sapiens >>> www.youtube.com/sapiensnatal 

Para abrir a janela de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario >>:
Blessing
14 May 2016 13 36
La seule solution pour Bush d&raruo;appsqaitre crédible, c’est d’ouvrir la porte à des poursuites judiciaires par le TPI à toute personne impliquée dans les atteintes aux droits et libertés de son administration et qu’il vient de reconnaitre. Mais ce n’est pas pour demain.
Cash
13 May 2016 15 31
Asa17aamu&#82al;alsykum saya soleh saya sangat senang membaca kisa Syeh At Tirmidzi ini dari sufiz.com. Semoga saja kita segenapnya di Cintai Allah swt Amiin. Wassalaam http://amtqmm.com [url=http://grtnmrjl.com]grtnmrjl[/url] [link=http://becwvjjbglh.com]becwvjjbglh[/link]
Wiseman
12 May 2016 00 00
Искандер! Их раньше пÂ‘ÐÂÂользовÐðø»Ð¸ на охоте,как и любого терьера. Это только сейчас они становятся декорашками)), хотя вполне могут и охотиться.
Deixe um comentario
Seu nome
Comentarios
Digite o codigo colorido