O forró e o hino
Postado em 30 Jun 2015 17 40 Textos Anteriores










Não conseguimos ser universais  sem  
reconhecer e amar nossas raízes  
e a nossa identidade étnica  


por JOMAR MORAIS


Se alguém me pedisse uma dica para curtir o São João do Nordeste, minha primeira indicação seria Recife. Passaria por cima de Caruaru, de Campina Grande e de Mossoró, cidades cujos festejos juninos se transformaram em megaeventos nacionais, ao custo de muita grana e alguns golpes na tradição. 

Indicaria Recife por seu formato de forrós aconhegantes, realizados em pequenos espaços repletos de história, como a Praça do Arsenal e o Pátio São Pedro, animados apenas por artistas locais, com música de raiz, criativa e dançante. E se o meu interlocutor aceitasse o conselho, de pronto eu acrescentaria: se vai, não perca o show de Santana, o cantador.

Santana é, na verdade, um poeta popular que canta. Seu visual no palco é o anticlimax das superproduções encenadas por cantores jovens, com suas roupas de grife ou design exclusivo, em shows onde explodem efeitos especiais, coreografias e refrões vulgares, enquanto escasseam acordes e poesia. Santana, 55 anos, é baixinho, rústico e usa jibão e chapéu de couro.  Mesmo assim domina a cena, disparando setas ao coração e à inteligência. Ele consegue pontuar seu rico repertório musical com versos declamados, sem estragar o ritmo da festa. E desse mix emerge o aroma dos sentimentos que nos fazem sonhar. Um show de Santana é  100% dançante sem deixar de ser romântico, gentil e, às vezes, épico.

Voltei a ver Santana no Pátio São Pedro e, dessa vez, me surpreendi, não apenas com o cantor, mas com o povo pernambucano.  Jamais eu imaginaria que, no meio de um forró, um artista pudesse puxar o hino de Pernambuco e fazer milhares cantarem, sem que nenhum dos casais que dançavam coladinho ensaiasse um protesto ou batesse em retirada. 

Na madrugada do domingo, véspera de São Pedro, o povão ecoou, como num estádio em delírio: “Liberdade! Um teu filho proclama! / Dos escravos o peito se inflama / Ante o Sol dessa terra da Cruz!" Então, emocionado, vagueei diante da paisagem setecentista da Igreja de São Pedro dos Clérigos e do casario do século 18 em volta, lamentando que não estivessem ali todos os brasileiros  para aprender a lição.

Não concordo com o nacionalismo xenófobo, que põe homens contra homens em nome da tradição, da etnia e da geografia. Sinto-me bem como filho da Terra. Entendo, porém, que não conseguimos ser universais sem reconhecer e amar as nossas raízes e a nossa especificidade. Na unidade do universo, brilha a diversidade infinita. A harmonia da orquestra é resultado dos sons distintos de instrumentos únicos.

Num momento em que nosso velho complexo de inferioridade reacende em mentes e corações ideias de que valemos tão pouco e que o melhor está sempre fora de nossa cidade ou de nosso país, ouvir o hino de Pernambuco entoado com paixão talvez nos remeta à clareza sobre nossa identidade: acima das disputas intestinas, somos uma nação! Uma gente única, com sua sombra e sua luz.

[ Publicado na edição do Novo Jornal de 30/06/15 ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Convido os meus amigos e leitores a conhecerem e colaborarem com
a rede "Coraõees Solidários", um jeito simples e eficaz de fazer o bem.
Acesse o site  www.dialogofraterno.com  Divulgue esta ideia!

Para abrir a janela de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario >>:
Robert
19 Dec 2015 17 56
That's way more clever than I was exnegtipc. Thanks! http://ptftzjmjso.com [url=http://cjdelqik.com]cjdelqik[/url] [link=http://folnczxzfbj.com]folnczxzfbj[/link]
Mayara
17 Dec 2015 09 34
I'm kinda ridin tha fence wit this 1 I mean tha mixtape ain't trash but it crinaetly didn't live up his back like cooked crack series since that was his actual last solo mixtape not counting tha masterpiece I can't feel my face mixtape or tha bs skull gang stuff I felt like tha features were there but the songs wit the features coulda been better even tha Rick Ross track coulda been a better track the wale feature was fitting but the track coulda been better I feel like nobody's safe,blackout,my will,and bad guy where solid tracks for a album everything else was just ok he still spittin and still got word play come on now it's juelz
Deixe um comentario
Seu nome
Comentarios
Digite o codigo colorido