Respeito é bom e necessário
Postado em 16 Jun 2015 02 15 Textos Anteriores











Gentileza e respeito se consolidarão com o  
crescimento espiritual do homem. Até lá,  
precisamos da lei para conter mentes primitivas  


por JOMAR MORAIS


Quando aceitei, anos atrás, o convite para praticar meditação com presidiários, eu contava com a companhia de uma amiga que se aliou a mim com visível entusiasmo. Em sua mente, muitos planos. Em seu coração, afeto e desejo de ajudar o próximo. Sua colaboração, porém, não foi além do primeiro mês.

Na estreia, seu arrebatamento recebeu o impacto das dificuldades inerentes ao conturbado ambiente carcerário brasileiro e sua compaixão logo se transformou em ímpeto reformista. Queria mudar de imediato normas informais da vida no presídio, arrumar a sala e enquadrar os alunos numa postura civilizada. Alertei-a  que a ansiedade poderia atropelar o trabalho de formiguinha que estávamos iniciando.

Como ela continuou inquieta, realcei que ali, na prisão, em primeiro lugar éramos visitantes e eles, os presos, os nossos anfitriões. Estavam nos recebendo em sua casa e, assim, não seria elegante e muito menos fraternal que chegássemos ditando regras. Afinal, como reagiríamos em nossa casa ao estranho que tentasse alterar hábitos e normas de nossa família?

O êxito de nossa missão dependeria de uma paciente aproximação e de um diálogo horizontal em que reconheceríamos o valor de nossos interlocutores e aprenderíamos com eles. Só mais à frente teríamos a intimidade e a autoridade assentada no amor para dar pitacos e sugerirmos melhorias, se necessário fossem.  E foi, de fato, o que aconteceu, embora, lamentavelmente, sem a participação de minha amiga que, sentindo-se impotente para implantar logo seus planos, desistiu do trabalho.

Lembrei desse fato recentemente ao deparar-me com dois tipos de atitude na qual a volúpia de realizar desejos pessoais e a pulsão autoritária de querer enquadrar o outro em uma visão particular de mundo acabaram por gerar transtornos pessoal e coletivo.

O primeiro refere-se a pessoas que, movidas por incontida ansiedade e desejo de afirmarem suas vontades, atropelam amizades e desrespeitam os limites da privacidade e da liberdade do outro de gerir o espaço privado em que realiza sua missão. O segundo, mais grave, relaciona-se à intolerância, de motivação política ou religiosa, que tenta subverter a convivência democrática e o direito à diferença. Trata-se, portanto, de um delito.

É da natureza da democracia a livre expressão do pensamento, o confronto de ideias e a mobilização de grupos para influenciar os rumos da sociedade. A intolerância, o preconceito e a apologia do ódio, no entanto, são agressões à dignidade humana e à ordem constitucional que podem – e devem – ser reprimidas com base na lei.

A solução duradoura para esses tipos de desvios só será possível com o crescimento espiritual do homem, a partir do autoconhecimento e da superação da ignorância que sustenta o egoísmo e a brutalidade. Até lá, cabe ao estado e à sociedade organizada usar os meios possíveis para impedir que o primitivismo de mentes e corações nos conduza às trevas do passado.

[ Publicado na edição do Novo Jornal de 09/06/15 ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Convido os meus amigos e leitores a conhecerem e colaborarem com
a rede "Coraões Solidários", um jeito simples e eficaz de fazer o bem.
Acesse o site  www.dialogofraterno.com  Divulgue esta ideia!

Para abrir a janela de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario >>:
Jomar Morais
17 Jun 2015 02 00
Sim, caríssima Lourdes Dantas. Isso é básico. Grande abraço.
Lourdes Dantas
16 Jun 2015 13 22
Boa reflexão, Jomar! Convivemos bem quando identificamos o limite entre o nosso e o espaço do outro.
Deixe um comentario
Seu nome
Comentarios
Digite o codigo colorido